Detalhes do artigo

Qual a diferença entre a Escritura e Registro?

Qual a principal diferença entre a escritura e registro de um imóvel?

É muito comum ouvirmos uma pessoa dizer que a documentação do imóvel está toda correta, e acrescentam “está aqui a escritura que comprova isso”. Porém, a escritura é apenas uma parte do processo de regularização de um imóvel e ela, sozinha, não é suficiente para comprovar efetivamente a propriedade.

Afinal, a escritura é como uma certidão de nascimento. Na certidão de nascimento de uma pessoa, podemos encontrar diversas informações como, o local e a hora do nascimento, quem são os pais e também informação sobre o sexo da criança.

A escritura seria como uma “certidão de nascimento do imóvel” na sua vida. Engraçado, não é? Mas é porque lá encontramos a informação sobre como este imóvel chegou até você: onde ele se localiza, quem foram os donos anteriores, quanto e como você pagou pelo imóvel e etc.

Então, a função da escritura no processo de compra de um imóvel, é exatamente essa, descrever como a negociação foi feita, mas para que a documentação de um imóvel esteja completa, é necessário “registrar” esta informação na “matrícula” do imóvel.

Neste caso, a matrícula do imóvel contém toda a informação sobre a existência deste imóvel, quando foi construído (em caso de casa, apartamento ou outra edificação), quem foram os proprietários ao longo de sua existência. E para localizar e identificar este imóvel a matrícula terá um número vinculado a um Cartório de Registro de Imóveis da região em questão.

Desta forma, a documentação estará completa e certa, apenas com a Escritura e o Registro do imóvel (Matrícula).

Para saber mais, não deixe de assistir ao vídeo e se inscrever em nosso canal.

Até a próxima!
Clarissa Prieto - Rama Explica! (Autora)
₢Todos os direitos reservados.




Outras matérias